Emoção

Foco: EMOÇÃO

 Processo psicológico: sentimentos conscientes ou subconscientes, agradáveis ou dolorosos, expressos ou não expressados; podem aumentar com o stress ou com a doença. (Browser CIPE, versão 2011 https://www.ordemenfermeiros.pt/browserCIPE/BrowserCIPE.aspx)

Atividades diagnósticas:

·         Vigiar o humor.

·         Supervisionar o humor.

Dados relevantes para o EUFORIA

Aspetos afetivos: exaltação do humor; boa disposição contagiosa; irritabilidade fácil; desinibição sexual; e, ausência de vergonha ou culpa .

*O utente apresenta humor eufórico se reunir três ou mais dos itens anteriores.

Aspetos Cognitivos: pensamento acelerado (fuga de ideias ou taquipsiquismo); grandiosidade; ambição; negação de perigos reais; falta de julgamento; associações desconexas; e, auto estima elevada

*O utente apresenta humor eufórico se reunir dois ou mais dos itens anteriores, mais itens afetivos.

Aspetos comportamentais: agressividade; hiperatividade; atividade motora aumentada; irritabilidade ou tendência a discussões; desatenção quanto á aparência pessoal; roupas coloridas/excessiva maquilhagem; aumento da libido; e, comportamento desadequado

* O utente apresenta humor eufórico se apresentar se reunir dois ou mais dos itens anteriores, mais itens afetivos e cognitivos.

Aspetos Fisiológicos: nutrição inadequada   ; diminuição da necessidade de sono; e, perda de peso

* O utente com humor eufórico pode ou não reunir estes itens.

Dados relevantes para o EMOÇÃO NEGATIVA

Aspetos Afetivos: tristeza; desesperança; desamparo; auto-desvalorização; sentimentos de culpa; desinteresse pela vida; solidão; baixa autoestima; e, moral em baixo.

*O utente apresenta humor depressivo se reunir três ou mais dos itens anteriores.

Aspetos Cognitivos: ambivalência; falta de concentração; perda de interesse e motivação; pessimismo; auto-depreciação; e, ideação suicida.

* O utente apresenta humor depressivo se reunir dois ou mais dos itens anteriores, mais os itens afetivos

Aspetos Comportamentais: propensão ao choro; tom de voz baixo, discurso arrastado; hipoatividade; desleixo no auto cuidado; isolamento social; falta de espontaneidade; irritabilidade; dependência de álcool ou drogas; e, agressividade.

* O utente apresenta humor depressivo se reunir dois ou mais dos itens anteriores, mais os itens afetivos e cognitivos

Aspetos Fisiológicos: perturbações do sono; alteração do apetite; alteração do peso; fadiga

náuseas e vómitos; baixa da libido; alterações menstruais; dispepsia; obstipação; e, cefaleias.

* O utente com humor depressivo pode ou não reunir estes itens

Diagnóstico: EUFORIA PRESENTE

Grau:

Ligeiro: O humor eufórico é notada pelos amigos e família mas não é causadora de perturbação

Moderado: O humor eufórico é nitidamente anormal

Elevado: O doente apresenta um humor exacerbado

Diagnóstico: EMOÇÃO NEGATIVA PRESENTE

Grau:

Muito Ligeiro: Sente-se um pouco (ou por vezes) triste (deprimido): clinicamente não significativo.

Ligeiro: É visível e referido um humor ligeiramente depressivo, alguma perda de interesse.

Moderado: Sente-se com alguma frequência (e moderadamente) triste (deprimido)

Moderadamente grave: Sente-se quase sempre com considerável perda de interesse.

Grave: Predomínio do humor depressivo, perda marcada (total) de interesse ou de prazer.

Objetivo:

Promover o equilibrio do humor da pessoa.

Promover um comportamento adequado da pessoa.

Intervenções:

·         Gerir Ambiente

-        Providenciar ambiente calmo, relaxante e sem ruídos;

-        Utilizar restrições físicas, se necessário.

·         Gerir Comunicação

-        Falar calma e pausadamente;

-        Estar atento para possível manipulação da conversa;

-        Usar um tom de voz adequado;

-        Manter uma postura correta ;

-        Dar espaço ao doente para comunicar livremente;

-        Evitar interromper o doente;

-        Gerir silêncio;

-        Estabelecer contacto visual;

-        Evitar confrontar o doente.

  • Promover a participação em atividades terapêuticas

- Identificar as atividades que ajudam a manter a pessoa ocupada;

- Avaliar os sentimentos e mudanças pós-técnica terapêutica, reforçando a expressão verbal de sentimentos, dando reforços positivos.

·         Gerir Atividades

-        Encorajar atividades de forma gradual, aumentando-as à medida que a energia do doente é mobilizada;

-        Estabelecer objetivos realistas, relevantes para as necessidades e interesses do doente e focalizadas nas atividades positivas;

-        Reforçar positivamente o bom desempenho.

·         Motivar o doente a atender às necessidades de cuidados consigo mesmo, particularmente no que se refere à nutrição, sono e higiene pessoal

·         Motivar à participação em atividades de distração

·         Executar técnicas de relaxamento

·         Promover o humor adequado

-        Refletir com o doente sobre o seu estado de humor;

-        Refletir a importância do humor como agente socializante;

-        Discutir as vantagens do humor adequado como agente socializante;

-        Discutir a incongruência/discrepância do humor apresentado em determinada situação;

-        Evitar conversar sobre assuntos para os quais o doente é sensível;

-        Evitar atuar sobre o doente cognitivamente desadequado;

-        Mostrar uma atitude de apreciação sobre o humor.

·         Promover comportamento adequado

-        Informar sobre as consequências da adoção de comportamentos indesejados;

-        Analisar com o doente o seu comportamento.

·         Supervisionar humor

- Vigiar humor

·         Gerir medicação em SOS

Intervenções:

·         Disponibilizar presença;

-        Usar silêncio, quando apropriado;

-        Estabelecer confiança e atenção positiva;

-        Demonstrar uma atitude de aceitação;

-        Ouvir as preocupações do doente;

-        Estar fisicamente disponível para ajudar;

-        Promover segurança.

·         Gerir o ambiente

- Proporcionar um ambiente de privacidade;

- Promover ambiente livre de ruídos e/ou interrupções.

·         Planear/ Oferecer escuta ativa

-        Permitir a expressão verbal de sentimentos, perceções e medos;

-        Estar atento ao tom, ritmo e volume de voz, mensagens verbais e não verbais;

-        Valorizar emoções;

-        Clarificar o sentimento de alguns comportamentos;

-        Identificar os temas predominantes.

-        Evitar barreiras à comunicação

·         Promover suporte emocional

-        Permanecer com a doente e proporcionar sentimentos de segurança;

-        Encorajar a expressão de sentimentos;

-        Discutir as experiências emocionais;

-        Explorar as causas do problema

·         Gerir a comunicação

-        Falar calma e pausadamente;

-        Utilizar postura de serenidade;

-        Gerir silêncio;

-        Evitar barreiras de comunicação.

·         Promover humor adequado

-        Refletir com a doente sobre o seu estado de humor;

-        Referir a importância do humor como agente socializante;

-        Discutir as vantagens do humor adequado como agente socializante;

-        Discutir incongruência do humor em determinadas situações;

-        Evitar conversar sobre assuntos para os quais o doente é sensível;

-        Evitar atuar sobre o doente cognitivamente desadequado;

-        Mostrar uma atitude de apreciação sobre o humor .

·         Promover participação em atividades terapêuticas.

-        Identificar as atividades que ajudam a manter o doente ocupado e incentivá-lo para as mesmas; individualizar a técnica de distração preferida;

-        Avaliar os sentimentos e mudanças pós – técnica de distração, reforçando a expressão verbal de sentimentos e gratificações; dar reforços positivos.

·        Motivar a participação em atividades terapêuticas

·        Promover projeto de vida

-        Identificar razões que dão significado à vida;

-        Identificar experiências frustrantes e gratificantes da vida;

-        Analisar com a pessoa possíveis alternativas;

-        Auxiliar a pessoa a identificar possíveis objetivos;

-        Auxiliar a pessoa a identificar os recursos disponíveis para o alcance dos objetivos.

·          Supervisionar humor

- Vigiar humor

·         Supervisionar Tristeza

- Vigiar Tristeza

·         Gerir medicação em SOS

Resultados esperados:

·        Que a pessoa demonstre equilíbrio de humor .

·        Que a pessoa apresente comportamento adequado às situações .

Resultados esperados:

·                    Que a pessoa demonstre equilíbrio de humor.

·                    Que a pessoa demonstre vontade de viver.

·                    Que a pessoa demonstre motivação.

·                    Que a pessoa demonstre esperança.

·                    Que a pessoa demonstre  auto-valorização.