Ansiedade
Foco: ANSIEDADE Emoção negativa: sentimentos de ameaça, perigo ou angústia. (Browser CIPE, versão 2011 https://www.ordemenfermeiros.pt/browserCIPE/BrowserCIPE.aspx) |
Atividades diagnósticas: · Identificar fatores que precipitem a ansiedade · Vigiar comportamento da pessoa · Avaliar a ansiedade com recurso a instrumento [Escala de Avaliação da Ansiedade de Hamilton] |
Dados relevantes: Sintomas físicos: Contrações musculares; diarreia; dilatação das pupilas; dor; fadiga; inquietação; palpitações; pele pálida ; lipotimias; náuseas; sensação de asfixia; sensação de aperto na garganta ; sudorese intensa; tensão muscular; tremores; e xerostomia.
Sintomas psíquicos: atitude de alerta exagerada; dificuldade de concentração; insónia; irritabilidade; e, sensação de excitação.
(o doente apesenta ansiedade se reunir cinco ou mais itens dos anteriores) |
Diagnóstico: ANSIEDADE Grau: reduzido; moderado; elevado; muito elevado. |
Objetivo: Diminuir a ansiedade da pessoa. |
Intervenções:
- Encorajar o utente a verbalizar os seus sentimentos; - Ajudar o utente a identificar situações causadoras de ansiedade; - Não antecipar o utente no discurso, deixá-lo falar livremente; - Demonstrar uma atitude de empatia e de compreensão.
- Permanecer com o utente, de modo a dar suporte e garantias de segurança; - Manifestar interesse; - Demonstrar uma atitude de aceitação; - Ouvir as preocupações do utente; - Usar o silêncio, quando adequado.
- Informar o utente acerca do seu diagnóstico, tratamento e prognóstico; - Explicar ao utente todos os procedimentos; - Proporcionar objetos que simbolizem segurança/diminuam a ansiedade do utente; - Incentivar o utente a participar em atividades orientadas para a redução da tensão; - Ajudar o utente a identificar situações que desencadeiem a sua ansiedade.
- Informar o utente sobre os benefícios das atividades; - Incentivar o utente a escolher atividades que goste ou com as quais se identifique [tais como, ler, ver televisão, praticar exercício físico, escrever, pintar, entre outras]. - Reforçar positivamente a participação em atividades - Avaliar e documentar as respostas à distração. |
Resultados esperados: Que o cliente demonstre redução da ansiedade, assumindo uma postura calma e relaxada. Que o cliente procure informação para reduzir a ansiedade. Que o cliente refira diminuição da duração dos episódios. Que o cliente refira aumento do período de tempo entre os episódios. Que o cliente refira diminuição/ausência de manifestações físicas de ansiedade. Que o cliente refira diminuição/ausência de manifestações psíquicas de ansiedade. |