Ansiedade

Foco: ANSIEDADE

 Emoção negativa: sentimentos de ameaça, perigo ou angústia. (Browser CIPE, versão 2011 https://www.ordemenfermeiros.pt/browserCIPE/BrowserCIPE.aspx)

Atividades diagnósticas:

·         Identificar fatores que precipitem a ansiedade

·         Vigiar comportamento da pessoa

·         Avaliar a ansiedade com recurso a instrumento [Escala de Avaliação da Ansiedade de Hamilton]

Dados relevantes:

Sintomas físicos: Contrações musculares; diarreia; dilatação das pupilas; dor; fadiga; inquietação; palpitações; pele pálida          ; lipotimias; náuseas; sensação de asfixia; sensação de aperto na garganta ; sudorese intensa; tensão muscular; tremores; e xerostomia.

 

Sintomas psíquicos: atitude de alerta exagerada; dificuldade de concentração; insónia; irritabilidade; e, sensação de excitação.

 

(o doente apesenta ansiedade se reunir cinco ou mais itens dos anteriores)

Diagnóstico: ANSIEDADE

Grau: reduzido; moderado; elevado; muito elevado.

Objetivo:

Diminuir a ansiedade da pessoa.

Intervenções:

  • Planear/Oferecer escuta ativa

-   Encorajar o utente a verbalizar os seus sentimentos;

-   Ajudar o utente a identificar situações causadoras de ansiedade;

-   Não antecipar o utente no discurso, deixá-lo falar livremente;

-   Demonstrar uma atitude de empatia e de compreensão.

  • Planear técnica de relaxamento
  • Executar técnica de relaxamento
  • Executar musicoterapia
  • Disponibilizar presença

-   Permanecer com o utente, de modo a dar suporte e garantias de segurança;

-   Manifestar interesse;

-   Demonstrar uma atitude de aceitação;

-   Ouvir as preocupações do utente;

-   Usar o silêncio, quando adequado.

  • Atenuar ansiedade

-   Informar o utente acerca do seu diagnóstico, tratamento e prognóstico;

-   Explicar ao utente todos os procedimentos;

-   Proporcionar objetos que simbolizem segurança/diminuam a ansiedade do utente;

-   Incentivar o utente a participar em atividades orientadas para a redução da tensão;

-   Ajudar o utente a identificar situações que desencadeiem a sua ansiedade.

  • Promover a participação do utente em atividades de terapêutica de distração [focar a atenção distante das sensações indesejáveis]

-   Informar o utente sobre os benefícios das atividades;

-   Incentivar o utente a escolher atividades que goste ou com as quais se identifique [tais como, ler, ver televisão, praticar exercício físico, escrever, pintar, entre outras].

-   Reforçar positivamente a participação em atividades

-   Avaliar e documentar as respostas à distração.

Resultados esperados:

Que o cliente demonstre redução da ansiedade, assumindo uma postura calma e relaxada.

Que o cliente procure informação para reduzir a ansiedade.

Que o cliente refira diminuição da duração dos episódios.

Que o cliente refira aumento do período de tempo entre os episódios.

Que o cliente refira diminuição/ausência de manifestações físicas de ansiedade.

Que o cliente refira diminuição/ausência de manifestações psíquicas de ansiedade.