Agitação
Foco: AGITAÇÃO Agitação e um tipo de hiperatividade: condição de excitação psicomotora sem objetivo, atividade incessante, andar sem parar, descarga de tensão nervosa com ansiedade, medo ou stress mental. (Browser CIPE, versão 2011 https://www.ordemenfermeiros.pt/browserCIPE/BrowserCIPE.aspx) |
Atividades diagnósticas: · Identificar fatores que precipitem a agitação · Identificar fatores etiológicos · Supervisionar as atividades de vida diárias · Vigiar hiperatividade/comportamento da pessoa · Avaliar capacidade de controlo da pessoa |
Dados relevantes: · Agitação psicomotora sem objetivo · Atividade incessante · Deambula sem parar · Recusa a colaborar com a equipa de saúde · Descarga de tensão nervosa com ansiedade, medo, stress mental |
Diagnóstico: AGITAÇÃO Grau: Reduzido; Moderado; Elevado Gravidade: · Ligeira: comportamento descontrolado, mas suscetível de intervenção por reconversão e tranquilização; · Moderada: comportamento descompensado e difícil de reconverter ou controlar; · Acentuada: agitação muito descompensada e fonte importante de dificuldade; risco de danos pessoais. |
Objetivo: Diminuir a agitação da pessoa. Prevenir as consequências da agitação para a pessoa. |
Intervenções: · Gerir ambiente - Providenciar ambiente tranquilo; - Diminuir o ruído; - Adequar horário dos cuidados; - Restringir áreas de acesso; - Retirar objetos perigosos. · Gerir a comunicação - Escutar a pessoa; - Falar calma e pausadamente; - Modelar a voz de acordo com a capacidade auditiva do doente; - Comunicação não verbal / verbal devem ser congruentes; - Utilizar postura correta, garantindo aproximação; - Estabelecer contacto visual mas evitando confrontar o doente; - Incentivar o doente a conversar mesmo que o discurso não tenha lógica e as palavras sejam mal aplicadas. · Gerir medicação SOS · Isolar pessoa - Evitar hiperestimulação sensorial. · Proteger a pessoa · Ensinar família sobre precauções de segurança na agitação - Evitar argumentação ineficaz; - Evitar confrontação; - Evitar imobilizações; - Restringir adequadamente o acesso a janelas passíveis de serem abertas; - Restringir adequadamente o acesso a escadas. · Ensinar doente sobre gestão da agitação – Identificar situações promotoras de agitação; – Solicitar ajuda; – Partilhar problemas com alguém; – Adotar estratégias de relaxamento, iniciar atividades de distração; – Canalizar a energia para atividades físicas. · Ensinar/Instruir prestador de cuidados/família a gerir ambiente físico |
Resultados esperados: · Que o cliente demonstre redução da agitação, assumindo uma postura calma e relaxada. · Que o cliente procure informação para reduzir a agitação. · Que o cliente refira diminuição da duração dos episódios de agitação. · Que o cliente refira aumento do período de tempo entre os episódios de agitação. · Que o cliente refira diminuição/ausência de manifestações de agitação. |