Agitação

Foco: AGITAÇÃO

Agitação e um tipo de hiperatividade: condição de excitação psicomotora sem objetivo, atividade incessante, andar sem parar, descarga de tensão nervosa com ansiedade, medo ou stress mental. (Browser CIPE, versão 2011 https://www.ordemenfermeiros.pt/browserCIPE/BrowserCIPE.aspx)

Atividades diagnósticas:

·         Identificar fatores que precipitem a agitação

·         Identificar fatores etiológicos

·         Supervisionar as atividades de vida diárias

·         Vigiar hiperatividade/comportamento da pessoa

·         Avaliar capacidade de controlo da pessoa

Dados relevantes:

·         Agitação psicomotora sem objetivo             

·         Atividade incessante

·         Deambula sem parar                                     

·         Recusa a colaborar com a equipa de saúde

·         Descarga de tensão nervosa com ansiedade, medo, stress mental  

Diagnóstico: AGITAÇÃO

Grau: Reduzido; Moderado; Elevado

Gravidade:

·         Ligeira: comportamento descontrolado, mas suscetível de intervenção por reconversão e tranquilização;

·         Moderada: comportamento descompensado e difícil de reconverter ou controlar;

·         Acentuada: agitação muito descompensada e fonte importante de dificuldade; risco de danos pessoais. 

Objetivo:

Diminuir a agitação da pessoa.

Prevenir as consequências da agitação para a pessoa.

Intervenções:

·         Gerir ambiente

-        Providenciar ambiente tranquilo;

-        Diminuir o ruído;

-        Adequar horário dos cuidados;

-        Restringir áreas de acesso;

-        Retirar objetos perigosos.

·         Gerir a comunicação

-        Escutar a pessoa;

-        Falar calma e pausadamente;

-        Modelar a voz de acordo com a capacidade auditiva do doente;

-        Comunicação não verbal / verbal devem ser congruentes;

-        Utilizar postura correta, garantindo aproximação;

-        Estabelecer contacto visual mas evitando confrontar o doente;

-        Incentivar o doente a conversar mesmo que o discurso não tenha lógica e as palavras sejam mal aplicadas.

·         Gerir medicação SOS

·         Isolar pessoa

-        Evitar hiperestimulação sensorial.

·         Proteger a pessoa

·         Ensinar família sobre precauções de segurança na agitação

-        Evitar argumentação ineficaz;

-        Evitar confrontação;

-        Evitar imobilizações;

-        Restringir adequadamente o acesso a janelas passíveis de serem abertas;

-        Restringir adequadamente o acesso a escadas.

·         Ensinar doente sobre gestão da agitação

–        Identificar situações promotoras de agitação;

–        Solicitar ajuda;

–        Partilhar problemas com alguém;

–        Adotar estratégias de relaxamento, iniciar atividades de distração;

–        Canalizar a energia para atividades físicas.

·         Ensinar/Instruir prestador de cuidados/família a gerir ambiente físico

Resultados esperados:

·        Que o cliente demonstre redução da agitação, assumindo uma postura calma e relaxada.

·        Que o cliente procure informação para reduzir a agitação.

·        Que o cliente refira diminuição da duração dos episódios de agitação.

·        Que o cliente refira aumento do período de tempo entre os episódios de agitação.

·        Que o cliente refira diminuição/ausência de manifestações de agitação.